quarta-feira, 15 de abril de 2020

Jesus Cristo foi Descendente De Uma Prostituta

            

GENTE COMO A GENTE - Raabe
Mateus 1:1-6 e 16
“1- Esta é a lista dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi, que era descendente de Abraão.
2- Abraão foi pai de Isaque, Isaque foi pai de Jacó, e Jacó foi pai de Judá e dos seus irmãos. 
3- Judá foi pai de Peres e de Zera, e a mãe deles foi TAMAR. Peres foi pai de Esrom, que foi pai de Arão.
4- Arão foi pai de Aminadabe, que foi pai de Nasom, que foi pai de Salmom.
5- Salmom foi pai de Boaz, e a mãe de Boaz foi RAABE. Boaz foi pai de Obede, e a mãe de Obede foi RUTE. Obede foi pai de Jessé...
6- e Jessé gerou a Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias;
16- Jacó foi pai de José, marido de Maria, e ela foi a mãe de Jesus, chamado Messias.”

A Bíblia está cheia de Gente Como a Gente. Ela nos apresenta Jó que queria saber mais do que Deus; As lamentações de Jeremias; Abraão, o mentiroso; Sansão, o autossuficiente, entre outros.
Raabe era uma prostituta, que vivia uma vida de pecado, que vendia seu corpo por dinheiro, procurada pelos homens à noite, e rejeitada pelos mesmos homens durante o dia (Josué 2:1). 
Ela pensava que sua grande necessidade era dinheiro. Raabe é o símbolo de muitos que vendem seus princípios e seus valores, por um curso universitário, por um emprego, por mais dinheiro ou status.
Pessoas que vendem os seus valores e princípios claros na Palavra de Deus, para subir na vida, para não perder o que pensa que tem, traindo a Deus e à sua própria consciência.
Raabe sabia que Jericó, como toda a terra de Canaã, tinha “enchido a medida da iniquidade.” (Josué 2:3)
Ela sabia que nenhuma nação era capaz de resistir ao Senhor dos Exércitos. Sabia que o libertador estava vindo e que a destruição estava chegando para Jericó.
Raabe vivia apavorada, tinha medo de tudo, medo da morte, do inferno e do juízo de Deus. Conseguia dinheiro, mas não tinha paz.
Um dia chegaram dois homens de Deus em Jericó para expiar a terra, ela vislumbrou o amor divino, viu que nem tudo estava perdido, que ainda havia esperança para ela, viu que era a sua oportunidade, e os escondeu em sua casa.
Apesar de sua dignidade, de seu respeito próprio, de seus princípios, terem sido jogados no lixo e na lama, de não passar de uma prostituta, Raabe se agarrou com o símbolo da salvação, o fio de escarlate que foi pendurado na sua janela, o fio da promessa e do perdão de Deus (Josué 6: 17, 23 e 25
Ela pensou: não importa quem sou, como sou ou estou, Deus poderá ter piedade de mim. Se agarrou ao cordão vermelho da graça do Libertador.
Raabe mudou de vida, uniu-se ao povo de Israel. Deus a aceitou. A destruição não chegou à sua casa. Ela não apenas foi salva, mas levou salvação a todos os seus parentes.
O nome de Raabe, a Raabe perdoada e transformada, que experimentou a salvação foi acrescentada na árvore genealógica de Cristo (Hebreus 11:31).
Esta é a mensagem de Deus para nós: “Filho venha a Mim, e se você vem a Mim, Eu não Me lembrarei do teu passado, não terei vergonha de você e colocarei o teu nome no livro da genealogia dos salvos em Cristo.
Raabe, a prostituta, era Gente Como a Gente. Todos temos papel importante entre o povo de Deus, porque Ele usa todas as pessoas, compensando com amor o que falta em nós.
Deus está nos dizendo: Não importa quem você é, como você viveu, não importa o seu passado, seus traumas, seus problemas e lutas. Não importa como está a sua consciência.  Hoje você pode vir a Mim e experimentar a alegria da salvação.
Mateus, na genealogia de Cristo, apresenta para nós a essência do Evangelho. Ele está dizendo que em Cristo não há homem nem mulher, nem judeu, nem gentio. Ele está mostrando que em Cristo não há lugar para preconceito de qualquer tipo. Isso é ratificado em Tiago 2:25.
Em Jesus Cristo, o ser humano não tem passado. Aos pés de Cristo podemos depor todas as nossas cargas, nossos traumas e ansiedades.
Raabe era gente como a gente, que nas mãos de Deus pode realizar maravilhas.
Pessoas comuns nas mãos do Deus incomum, o Deus que usa o melhor de nós e supera o pior, sem deixar de nos amar, mesmo com nossas imperfeições. Ele é o Deus de amor. “Deus é amor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores