segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Quem é o “Verbo” de João 1:1-3?

João 1:1-3

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. 

ARGUMENTO
“Os antitrinitárianos alegam que há uma distinção entre Deus o Pai, que é o Deus, e Jesus, que é apenas um deus”. 
 
RESPOSTA
Em João 1:1-3 o Pai é chamado “ho theós” (o Deus), ao passo que o Filho é chamado “theós” (“um deus”, ou “Deus”). Porém, isto não justifica a alegação de que o Pai é o Todo-poderoso, enquanto que o Filho é apenas um Deus.  

O termo theós sem o artigo é frequentemente usado para o Pai, em (João 1:6, 13,18; Lucas 2:14; Atos 5:39; 1 Tessalonicenses 2:5:  1º João 4:12).

Jesus é também “o Deus” (Hebreus 1:8, 9; João 20:28).  

O uso do termo Deus – com ou sem o artigo – não pode ser usado para fazer uma distinção entre Deus o Pai e Deus o Filho. Deus o Pai é theós e ho theós, e assim também é o Filho. 

Diz João 1:1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com ho theós, e o Verbo era theós.
Se João tivesse usado apenas ho theós, ele estaria dizendo:
“No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com ho theós, e o Verbo era ho theós”. 

O texto modificado diria: “No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com o Pai, e o Verbo era o Pai”. Isso é teologicamente errado! 

O Verbo não estava “em” (en) Deus, mas “com” (pros) Deus. O Verbo não era uma emanação de Deus, mas o próprio Deus. Numa associação co-eterna, indissolúvel, inseparável e indivisível Jesus é um com o Pai.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores