Colossenses 1:15 e 18
“15. Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.
18. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para emtodas as coisas ter a primazia”.
ARGUMENTO:
Os antitrinitarianos afirmam que o termo “prototokos” (primogênito) refere-se ao Pai gerando a Jesus como o primeiro ser por Ele “criado” em algum ponto do tempo, antes da origem do mundo.
RESPOSTA:
O termo “primogênito” tinha um significado especial para os hebreus. Em geral, o primogênito era o líder, o sacerdote, de um grupo de pessoas ou de uma tribo.
Exemplo: o status especial de Davi entre seus irmãos, que embora fosse o filho mais novo, Deus o chamou de “meu primogênito” (Salmos 89:20 e 27; 1º Samuel 16:11).
A Bíblia designa Israel como meu filho, meu primogênito (Êxodo 4:22), fala dos membros da igreja de Cristo como pertencendo à “igreja dos primogênitos” (Heb. 12:23).
O termo “primogênito” (prototokos) é um título e não uma definição de Sua condição biológica. Refere-se à Sua dignidade real, à Sua exaltada posição e não a um momento no qual Ele nasceu (Hebreus 1:6).
De acordo com Colossenses 1:16, tudo foi criado por Jesus. Ele não pode ter criado a Si mesmo.
Se a intenção de Paulo fosse dizer que Cristo foi o “primeiro a ser criado”, ele teria feito uso do termo protoktistos, disponível para isto.
O fato de Jesus ser o “primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:16,17), revela Sua preeminência sobre a criação, na qualidade de Criador de todas as coisas”.