sexta-feira, 12 de março de 2021

A VOZ DO DESERTO


Mt.3:1-12; Mc.1:1-11; Lc.3:1-20

1. No ano XV do império de Tibério César, Pôncio Pilatos era o presidente da Judéia, Herodes exercia a função de tetrarca da Galileia, e Filipe seu irmão fazia o mesmo na região da Ituréia. Foi quando apareceu o pregador do deserto, o mensageiro do Senhor, o profeta do Altíssimo, "João Batista."
2. Ele nasceu por volta do ano 7 AC., Era fIlho do sacerdote Zacarias e Isabel. Foi consagrado a Deus como nazireu. Cresceu e viveu no deserto da Judéia.
3. João Batista foi quem anunciou a vinda de Cristo. Foi considerado por Jesus como o maior profeta: "Em verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João" (Lucas 7:28).
4. Pregava em meio às rochas, montanhas, colinas e cavernas do deserto, à margem direita do Jordão.
5. Homem determinado, corajoso, humilde e respeitado.
6. João possuia expressão forte, cabelos compridos, olhos profundos, de um fulgor misterioso. Cinturão de couro, vestes de pelo de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre.
7. Ele pregava uma mensagem de arrependimento social, ética e moral. Um homem simples, mas comprometido com Deus.
8. João observava o desdobrar dos acontecimentos. Sozinho, no silêncio da noite, num misto de respeito e regozijo, examinava os rolos das profecias.
9. A nação achava se descontente, em ódio nacional, e revoltada.
10. Com a remoção de Arquelau, e a introdução de Pilatos, a  Judéia fora posta sob o domínio de Roma. Foram introduzidos pelos governos romanos a tirania, a extorção e costumes pagãos. – Pós Grécia.
11. A cobiça, o luxo, o sensualismo, a prostituição, as festas, os banquetes, as glutonarias, os subornos, predominavam.
12. Será que existe alguma semelhança com os tempos atuais?
13. João devia preparar o povo para receber o Messias.
14. Em meio à discórdia e conflito, luxo e sensualismo, ouviu se a voz do deserto: “Arrependei vos, porque é chegado o Reino dos Céus.”
15. De cidade em cidade, vibram as boas novas, o surgimento do novo profeta de Deus, o Mensageiro do Senhor.
16. Toda a nação se comoveu. Multidões afluíam ao deserto, para ouvir o novo pregador. A mensagem foi direta, bíblica, cristocêntrica, de decisão, de reavivamento e reforma.
17. Era uma mensagem, simples, natural e eloquente. Os que ouviam saiam tocados.
18. João proclamava a vinda do Messias, chamava o povo ao arrependimento e batizava os.
19. Ele declarava a verdade quer ouvissem, quer deixassem de ouvir.
20. Aos fariseus e saduceus, altos dignatários religiosos dizia: "Raça de viboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Vocês devem produzir fruto digno de arrependimento.
21. Quanto a Heródes e seu casamento com Herodias, disse: "Não é licito possuí-la. É a mulher do teu irmão Filipe. Isso é adultério."
22. Aos ricos João Batista recomendava: "Quem tiver duas túnicas reparta com o que não tem; e, quem tiver alimento, faça do mesmo modo."
23. Aos publicanos, cobradores de impostos falou: "Não peçais mais do que vos está ordenado."
24. Aos temidos, bárbaros, soldados romanos, saqueadores dos povos vencidos, falou: "A ninguém trateis mal, nem defraudeis; e contentai-vos com o que tens."
25. O auditório de João era variado: "cavalheiros elegantes e mulheres ricamente vestidas, lavradores da Judéia, pescadores da Galiléia, mercadores, publicanos, pastores e os soldados da guarnição de Pilatos. João era ouvido por todas as classes: "Sacerdotes, oficiais, intelectuais do sinédrio, até mesmo o próprio Heródes.
26. João era um eremita, um homem estranho e rude. Mas era um enviado de Deus. Um mensageiro do Senhor. Um missionário e evangelista.
27. Muitos foram ter com João, confessando os seus pecados a Deus e foram batizados.
28. João suplicava para que as pessoas se separarassem do pecado. Porém, anunciava a Jesus Cristo que salvaria da culpa do pecado.
29. João disse: "Em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento", "mas Aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; Ele vos batizará com o Espírito Santo e com água e com fogo." (Mateus 3: 11).
30. Quando João pregava à grande multidão, viu Jesus vindo em direção ao Rio Jordão e disse: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".
31. Ele não temia nem dava desculpas para falar de Jesus.
32. Nós temos uma semana santa pela frente e talvez você esteja pensando: eu não tenho condições, não sou capaz...
33. João não foi um grande teólogo, um grande filósoto, um rabi. Contudo, reis, nobres, fariseus, saduceus, oficiais, soldados, o ouviram.
34. As multidões começaram a correr atrás de Jesus, a encher o auditório onde Ele pregava.
35. João deveria sentir se frustrado e esquecido, mas entendeu qual era a sua missão.
36. Após um ministério evangelístico, caiu sob o vento tempestuoso e desalmado de Heródes, tetrarca da Galileia, homem frio e cruel.
37. Foi preso na Fortaleza de Maquereus, para satisfazer os caprichos da ímpia Herodias. Ele se deixou dominar pela dúvida e temor.
38. João mandou perguntar a Jesus: "És Tu Aquele que estava para vir, ou havemos de esperar outro?" A resposta foi: "Ele disse que faz grandes coisas nunca vistas e as multidões O seguem.
39. João se lembrou da frase que ele mesmo falou: "Importa que Ele cresça e que eu dimiua."
40. Podemos não ser um evangelista como João Batista, mas podemos conquistar pessoas para Jesus.
41. Você se sente fraco para falar de Jesus? Você acha que não tem condições de ser líder, de abrir a sua casa, de cantar, de dar estudos bíblicos, de cuidar das crianças?
42. Você pode ser um mendigo que conta a outro mendigo onde encontrar o Pão.
43. Deus está te chamando. Tome a decisão de testemunhar sobre Jesus Cristo.
44. Deus quer que você diga ao mundo que “o Reino de Deus está vindo”, que Cristo vem logo, que esta é a hora do juízo final, que o fim está às portas, que a porta da graça irá fechar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores