I Coríntios 8:6
“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também por Ele”.
ARGUMENTO:
Aqui os antitrinitarianos dizem que o Pai é “um Deus”, excluindo Jesus como Deus. Que Jesus, é uma forma menor de Senhor divino, não podendo assim ser comparado com o Pai.
RESPOSTA:
Paulo neste texto está discutindo os ídolos e se os cristãos devem comer alimento previamente oferecido a eles.
Paulo não está contrastando a divindade do Pai e do Filho, e sim contrastando a divindade de ambos com os falsos deuses e ídolos do culto religioso pagão do primeiro século.
Se Paulo estivesse afirmando uma separação entre a divindade de Jesus e o Pai, ele estaria se contradizendo, porque em Colossenses 2:9 ele afirma que: “Em Cristo habita corporeamente a plena essência da divindade” e em Filipenses 2:5-11 ele sugere claramente que: “Cristo é igual a Deus”.
Junto com o Pai, Paulo pensa no Filho, descrito como um só Senhor, Jesus Cristo. Paulo chama a atenção para o monoteísmo cristão em oposição à pluralidade dos deuses pagãos.
Ele está afirmando a posição de que há somente um Deus e, de modo patente está incluindo o Senhor Jesus, única divindade soberana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário